Design de Moda - Arte ?

Com a chegada de " Os Burgueses" ao mercado, surgiu em mim uma dúvida - O design de Moda Comercial é positivo, ou torna-se vulgar ?. Bom esta questão é bastante delicada, mas tudo o que vou escrever provem da minha opinião pessoal, e de certos parâmetros que penso serem indispensáveis quando se procura fazer arte.
Considero algum design de moda, arte, mas a maior parte dele não passa de bonitas peças de vestuário.
A minha definição de arte é muito complicada, porque talvez não exista uma só definição de arte. Mas quanto ao design de moda, não considero arte um bonito tailleur, ou uma bonita saia. Considero arte aquela peça única, que expressa algo,  que fala, que grita. Não sei como identifico uma dessas peças, julgo que seja algo emocional, que não consigo identificar a sua origem, mas sinto. Muitas vezes o que sinto também não é algo qualificável, mas existem peças, tal como pinturas ou esculturas, que me gritam sentimentos. Ninguém estranharia se eu achasse "Guernica" de Picasso uma obra de arte, que o é sem dúvida, mas quando "ouso" qualificar uma peça de um designer de moda, arte, á quem nunca o aceite.
Se eu disser que quando olhei para o Guernica, chorei, muitos acreditarão e até acharão nobre tal sensibilidade, mas se eu "ousar" dizer que chorei ao olhar um conjunto, ou uma peça de um designer de moda, muitos se rirão de mim, e de tal "tolice".
 As pessoas são assim, ridicularizam a moda como se fosse algo inferior, quando na realidade apenas a ridicularizam por terem medo que os outros pensem que são inferiores.
Assim concluo que não é o facto do designer ser Comercial que tira valor á peça, ou ao designer, mas sim o conteúdo desta.





Sem comentários:

Enviar um comentário